SEMANA DA UNIDADE 2020

A Semana da Unidade é uma experiência consolidada da consciência ecumênica das igrejas, tendo originado e fortalecido outras tantas iniciativas de diálogo. É promovida internacionalmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e, em nível de Brasil, é orientada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC).

Ter fé em Deus é acreditar na sua existência e na sua onisciência,e é neste sentido que unidos pela fé em Cristo, diversas denominações religiosas celebram, a Semana de Oração pela Unidade Cristã. Este ano será vivenciada de 24 a 31 de maio, antecedendo a solenidade de Pentecostes, expressando um chamado às comunidades cristãs para a busca da unidade na diversidade reconciliada.

Em 2020, o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil propõe "gentileza gera gentileza", embasada pelo trecho bíblico encontrado em Atos dos Apóstolos 28,2, que diz "os habitantes da ilha mostraram extraordinária bondade para conosco. Fizeram uma fogueira e receberam bem a todos nós, pois estava chovendo e fazia frio". Essa temática do acolhimento e da hospitalidade é o tema central dessa semana, neste ano.

O evento que, tradicionalmente, é vivenciado com apresentações culturais, palestras, debates além das orações ecumênicas, terá de se adaptar ao formato online, por live no instagram da Escola Paroquial: @paroquialns, isso tudo para celebrarmos com segurança e empatia neste periodo de pandemia que enfrentamos hoje.