Símbolos da Páscoa

O termo Páscoa se originou a partir do latim Pascha, que por sua vez, deriva do hebraico Pessach / Pesach, que significa “a passagem”. A data marca o surgimento da nova vida e que, portanto, traz esperança e renovação.

Confira abaixo alguns símbolos da Páscoa e seus significados:



Os ramos de palmeira:

Atualmente, as folhas de palmeiras são usadas pelos fiéis das Igrejas durante as comemorações da Semana Santa, como um sinal de “boas-vindas a Cristo”.


Cordeiro:

Este é um dos símbolos mais antigos da Páscoa, lembrando a aliança que Deus teria feito com o povo judeu no Antigo Testamento.

Para os cristãos, Jesus Cristo é o “cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo”.


Círio Pascal:

O Círio Pascal é uma grande vela, decorada com as letras gregas alfa e ômega, que significam “início” e “fim”, respectivamente, e usada durante as missas do Tempo Pascal.

Durante a Vigília Pascal é inserido na vela os cinco pontos das chagas de Cristo na cruz.

É acesa no Sábado de Aleluia e sua Luz representa a Ressurreição de Cristo. E a luz que irrompe nas trevas, a vida que vence a morte!


O Peixe:

O peixe é um símbolo trazido dos apóstolos que eram pescadores.

É um símbolo de vida, usado pelos primeiros cristãos, no acróstico IXTUS - peixe em grego. As letras são as iniciais de "Iesus Xristos Theos Huios, Sopter", que significa "Jesus Cristo, Filho de Deus, o Salvador".

Faz parte do ritual da Semana Santa comer peixe na Sexta Feira Santa, para lembrar o ritual dos 40 dias de jejum de carne, seguidos pelos cristãos durante a Quaresma.


Pão e Vinho:

Simbolizando a vida eterna, o corpo e o sangue de Jesus, oferecido aos seus discípulos. Foi na Última Ceia, que Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Transformados em Seu Corpo e Sangue, os alimentos foram oferecidos a seus discípulos.


Cruz:


Mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no sofrimento de Cristo. Jesus, que morreu na cruz para nos salvar, deu à humanidade mais uma lição de humildade. Sendo Filho de Deus, Ele morreu da forma mais humilhante que havia em seu tempo. A cruz nos recorda o sofrimento e a ressurreição de Jesus Cristo.


O Girassol:

Tem esse nome porque está sempre voltado para o sol, ele representa a busca da luz que é Cristo Jesus.


Sino:

O sino é um símbolo da páscoa. No domingo de páscoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria a celebração da ressurreição de Cristo.


Óleos Santos:

Simbolizam o Espírito Santo, aquele que nos dá força e energia para vivermos o evangelho de Jesus Cristo.

16 visualizações
  • Ícone branco do Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Ícone branco do Facebook

Contate-nos

Endereço

© 2019 por Escola Paroquial

Rua Henrique Dias, 85

CEP: 53413-580 - Paratibe PAULISTA/PE