Novo Ensino Médio




O Novo Ensino Médio

Visa garantir uma formação integrada, na qual os(as) estudantes possam desenvolver habilidades e competências essenciais - e ainda possam escolher as áreas de aprofundamento de estudos com as quais mais se identificam.


Como será o Novo Ensino Médio?

O currículo do Novo Ensino Médio será composto por duas partes que se complementam: a Formação Geral Básica, que abrange as competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e os Itinerários Formativos, que é onde a maior mudança acontece. O novo modelo começa a ser implementado de forma gradual em 2022 para os alunos da 1ª Série e até 2024 estará em todas as turmas.


Formação Geral Básica

É a parte do Novo Ensino Médio comum a todos os estudantes, onde estão organizadas as disciplinas tradicionais que compõem as Áreas do Conhecimento. São aprendizados obrigatórios, referenciados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Itinerários Formativos

Os Itinerários Formativos são a parte do currículo no qual os estudantes deverão optar por uma trilha de aprofundamento, em áreas de conhecimento integradas, Linguagens e Ciências Humanas ou Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias, conforme tenha afinidade e/ou interesse.

A carga horária destinada aos Itinerários Formativos está distribuída em tipos diferentes de unidades curriculares que são: Projeto de Vida, Trilhas de Aprofundamento e Eletivas.


Projeto de Vida

Se apresenta como uma unidade curricular estratégica por potencializar as possibilidades de diálogos a partir das discussões sobre as temáticas de interesse da juventude, esta unidade curricular será referenciada na perspectiva da formação integral do ser humano, constituindo-se em um momento formativo para os estudantes refletirem acerca das suas potencialidades, de sua capacidade de escolha, bem como sua resiliência em relação às consequências de seus atos, sua autonomia, curiosidade e autogestão.


Trilhas de Aprofundamento

Nas Trilhas de Aprofundamento, a experiência de aprendizado será focada no protagonismo do aluno, que irão aprender a desvendar desafios práticos juntamente com conceitos teóricos extremamente atuais, que têm a ver com o seu cotidiano e sua vida.

As trilhas de aprofundamento vêm para estimular a criatividade, a investigação científica, o empreendedorismo e a intervenção sociocultural.


Eletivas

Tem o potencial de ampliar o universo de conhecimento dos estudantes, dialogando com seus vários interesses, ligadas as áreas de conhecimento escolhida pelos alunos.

O objetivo das Eletivas é complementar a formação do estudante com experiências enriquecedoras e conhecimentos específicos. Elas também visam dar mais autonomia ao estudante, que poderá escolher qual eletiva cursar de acordo com os seus projetos de vida e suas afinidades.


O Novo Ensino Médio

espera por vocês!



29 visualizações

Posts recentes

Ver tudo